sábado, 23 de fevereiro de 2013

A questão geopolítica: Quem tem o poder e a reação neoliberal

Prezados geonautas, 

Nada se entende fora da história”, nos lembra Alfredo Bosi. A situação geopolítica em nossos dias, guardadas as devidas proporções, lembra a reação do sistema econômico global (estrangulamento econômico, político, seguido de golpe sangrento), liderada pelos EUA (Nixon) ao projeto do socialismo democrático do Chile, de Salvador Allende.
A aliança ocidental hoje, entre EUA e Europa, não é somente anti-China, mas anti todas as forças contrária a hegemonia geopolítica dos últimos dois séculos, do modelo eurocêntrico anglo-saxão, de mundo euro-americano. É onde entramos.
Em agosto de 2012, no auge das greves dos “organizados’, dos que tem sindicatos, o funcionalismo público, professores das universidades, polícia federal,..., de quem ganhava no período,  entre 8 mil reais a 14 mil reais, e não da massa de sub-proletário e sem organização,  criei um post para alertar sobre essa questão comparando com o Chile de allende: Brasil em greve: retrato do Chile de Allende?, juntamente com uma imagem poderosa, uma montagem de foto, que remonta o início dos anos 70 de Allende no Chile, aos final dos anos 70 no Brasil das greves do ABC, com Lula:
Portanto, as matérias do VALOR e da ÉPOCA (da mídia em geral), contam a versão de quem tem o poder econômico e a hegemonia da geopolítica e não o outro lado da história, como a fala da Presidente Dilma Rousseff na África (como o Lula e FHC em outras oportunidades), reinvindicando reforma da ONU. Como diz uma frase nos meios de negócios, "não existe almoço grátis". É bom lembrar que não existe democracia no mundo da geopolítica global, existe correlação de forças, quem pode mais chora menos, essa é a realidade dos fatos.
Lembro de uma frase na camiseta dos bichos que criamos no início dos anos 80, quando estudante de engenharia no D.A. dos estudantes: "liberdade não se mendiga, se conquista". Essa retórica de falar "ad nauseam" sobre reformas, pedindo reformas, tal qual a tática do Ministro da Fazenda nos últimos anos, reclamando aos banqueiros dos países ricos, e a nossa taxa de câmbio no período, em relaçãoao dólar era R$1,60, uma elite mediocre. Essa é nossa realidade, nossa elite intelectual, adolescente, e marginal.
A pergunta a inteligentsia (zero à esquerda) ao lulismo do PT: E agora José? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário