sábado, 23 de fevereiro de 2013

Nosso Norte é o sul - O legado de Joaquín Torres Garcia

Autor 
joaquin_torres.jpg
Publicado por peabiru em qua, 01/18/2012 - 15:38
Várias são as palavras que descrevem suas diferentes obras. As cores vivas mais bonitas que conhecemos, vermelho, azul, amarelo, branco e preto. Círculos, quadrados, triângulos e peixes, todos eles delineados nas bordas com a cor preta. A Magnífica América do Sul invertida, simples assim e extraordinárias são a suas obras, assim é o universalismo contrativo que Joaquín Torres García nos permite observar.

torres
Torres García - Pintura Constructiva - 1929 - Museo Nacional de Artes Visuales del Uruguay

Considerado o pintor Uruguaio mais importante do século XX, ele pertenceu à corrente construtivista e ao longo de sua vida teve a possibilidade de expor suas obras nos palcos mais importantes do mundo. A maior parte delas se encontra no museu que leva seu nome, localizado na rua de pedestres mais importante de Montevidéu, a Peatonal Sarandí.
Hoje o citamos porque sua obra é para nós de grande inspiração. O significado que Torres García confere ao seu desenho América Invertida, a visão que há mais de 70 anos ele tinha da América Latina nos servem como motor.

joaquin_torres.jpg
Joaquín Torres-García, Mapa invertido, 1943.
"Tenho dito Escola do Sul porque, na realidade, nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, para nós, senão por oposição ao nosso Sul. Por isso agora colocamos o mapa ao contrário, e então já temos uma justa ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América, desde já, prolongando-se, aponta insistentemente para o Sul, nosso norte.”

Joaquín Torres García. Universalismo Construtivo, Buenos Aires: Poseidón, 1941.



Nenhum comentário:

Postar um comentário