quarta-feira, 27 de março de 2013

Nicholas Negroponte e a revol. silenciosa: Aprendendo sem Escolas (Learning without Schools)
(a interação coletiva na imagem é reveladora)



"Nós tratamos o saber como um substituto para o aprendizado, mesmo que a nossa experiência diz-nos que é perfeitamente possível saber sobre algo inteiramente, enquanto falhamos em entender o assunto. [...] Então como é que os nossos sistemas de educação e de nossas vidas adultas podem  ser melhor, se nos concentrássemos um pouco menos em medir o que dizemos às pessoas e um pouco mais na compreensão de como eles descobrem?" Nicholas Negroponte: Learning Technologies - Opening Address, UK, March 2013, vídeo).
(We treat knowing as a surrogate for learning, even though our experience tells us that it is quite possible to know about something while utterly failing to understand it. [...] So how would our education systems and our adult lives be better, if we focused a little less on measuring what we tell people and a little more on understanding how they discover?)


Prezados geonautas,
Nicholas Negroponte e a nova revolução silenciosa: Aprendendo sem escola (Learning without schools). Negroponte é um educador bem conhecido no mundo, iniciou seus estudos desde cedo no MIT e continua por lá. Ele está com mais uma revolução silenciosa, “Aprendendo sem Escolas”. Aqui faço um resumo de parte de sua conferência, video em inglês, de Nov. de 2012.
Nos anos 70 Negroponte começou experiência nos EUA a ensinar crianças com programa de computador antes da IBM lançar o “PC”, com o APPLE 2, em 1982 criou no MIT, o MEDIA LAB e a experiência foi para outros países da America Latina, África, Oriente Médio e Ásia. Em 2001 nasceu "One LapTop per Child", com a ambição de U$100 dólares de custo por laptop, ele confessa, chegou-se a U$160.00, mas foi violentamente criticado pelo stablishment do mainstream americano em pleno anos neoliberal e ainda hoje. 
"Nós tratamos o saber como um substituto para o aprendizado, mesmo que a nossa experiência diz-nos que é perfeitamente possível saber sobre algo inteiramente, enquanto falhamos em entender o assunto. [...] Então como é que os nossos sistemas de educação e de nossas vidas adultas podem  ser melhor, se nos concentrássemos um pouco menos em medir o que dizemos às pessoas e um pouco mais na compreensão de como eles descobrem?" Nicholas Negroponte: Learning Technologies - Opening Address, UK, March 2013,vídeo).
(We treat knowing as a surrogate for learning, even though our experience tells us that it is quite possible to know about something while utterly failing to understand it. [...] So how would our education systems and our adult lives be better, if we focused a little less on measuring what we tell people and a little more on understanding how they discover?)
Em 2012, o MEDIA LAB iniciou experimento em duas Vilas na Etiópia com 45 crianças, de diferentes etnias, sem escolas, sem professores, toda população sem alfabetização, sem energia, vilas estilo “Lavoura Arcaica”, as fotos que vocês verão no vídeo explica infinitamente melhor que minhas palavras. As crianças ao receber os TABLETs (energia solar) na caixa, sem nenhuma instrução, os TABLETs estão programados para registrar e armazenar os dados, ou seja, tudo o que acontece quando as crianças começam a mexer nele, quando são acessados,o sistema faz o registro de seu histórico:
- Levou em média 2:30 minutos para abrir a caixa e encontrar o botão para ligar o TABLET
- Em 5 dias eles estavam usando em média 47 Apps (aplicativo) por dia.
- Em 8 dias eles estavam cantando ABC (o alfabeto)
- Em 5 meses eles invadiram (Hackear) o software Andróide
O TABLET possui 5000 mil aplicativos (apps), ele diz claramente que muitos aplicativos foi colocado no TABLETs sem autorização, ele diz “eu roubei” (I stealing) e coloquei no TABLET, em cinco categorias:
- Games
- Books (100 livros para crianças, com recursos vários, como ao tocar na palavra o som do computador faz a pronuncia da palavra em inglês)
- Filmes (com legenda)
- Cartoons
- Programas de linguagem como “Logo”
Foi criado painéis solares no local com equipe de manutenção para prover energia para os TABLETs, e periodicamente os cartões de memória dos TABLETs eram trocados e enviados para MIT MEDIA LAB via FEDEX.
Negroponte esteve pela primeira vez na Vila da Etiópia, um mês antes dessa conferência, ele arisca uma previsão que as crianças irão aprender a ler em dois anos. Negroponte diz que as crianças, 85% delas com os TABLETs , atingem o limite de aprendizagem como se estivessem na escola, mas é um aprendizado individual e coletivo ao mesmo tempo, com seu TABLETS, e como mostra as fotos. “aprender para ler se torna ler para aprender” (Learning to read becoming read to learning)
 E faz uma pergunta provocadora: Se essas crianças aprenderem a ler em dois anos, por quê nossas crianças não conseguem após seis anos de escolas em Nova York ou Boston?
Diferença entre educação e aprendizado (Education and learning), similar entre Banco e economia-finanças, banco é economia, educação é aprender, você não pode ter um bom economista, sem ter um sistema bancário de qualidade. Educação está para o sisema de bncos, assim como aprendizado está para a economia.
Diferença em knowing and understanding (Saber e entender), toda nossa educação é baseado em saber (memorizar as coisas), mas entender é um passo bem mais profundo.
“As meninas geralmente são mais espertas e aprendem mais rápido que os meninos, isso é verdade aqui e em qualquer parte do mundo, meu desejo é que elas dirijam o mundo”
Nos últimos minutos, ele comenta como escolheu alguns países para começar o projeto “One Lap Top per Child”, que incluiu o Brasil, Argentina, Nigéria, Tailândia, Paquistão e Líbia, ele diz, “hoje só o Lula continua no poder”. 

Vídeo de Nov. 2012 

FOSI 2012 - Nicholas Negroponte

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Ckgl31Lz9IQ

Vídeo março 2013: Nicholas Negroponte 

Learning Technologies- Opening Address

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9K3Vmhjj2Gg

Blog sobre o projeto na Etiópia: http://blog.laptop.org/tag/ethiopia/#.UVL8MRxm8R8
Vídeo do projeto com as crianças:
 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=yG6nN-YAZhU#!
Livro comentado e sugerido por Negroponte:
Proust and the Squid: The Story and Science of the Reading Brain (by Maryanne Wolf)
The Guadian book review:
A brainy book about reading skills

Nenhum comentário:

Postar um comentário